Histórias da idade média – ESCOLA VIDA

Rede Social

A Idade Média é marcada por várias histórias que até hoje são contadas. Desde as clássicas, como os contos que eram passados oralmente de geração para geração, e que foram escritos muito tempo depois pelos irmãos Grimm.

Como estamos viajando na linha do tempo, visitando a Idade Média, conhecemos vários personagens marcantes desta época: reis, rainhas, princesas, príncipes, cavaleiros, servos, camponeses, nobres… Alguns inclusive foram parar nestas histórias, enfrentando grandes aventuras ou superando dificuldades.

Um destes exemplos é a famosa história da Cinderela, que originalmente era a história da Pequena Anette.

Durante a Idade Média os contos eram como uma realidade sonhada, onde era possível sonhar com uma vida que na realidade não existiria, pois a sociedade naquela época era estamental (as pessoas geralmente não mudavam de classe social). Como nesta época a alimentação era escassa para os servos e camponeses, o sonho deles era saciar a fome e “ganhar uns quilinhos”, já que o padrão de beleza era ser avantajado.

Aproveitamos estes novos conhecimentos, a turma do 5º Ano preparou uma surpresa especial para a Turma da Vida. Contamos no dia 29 de setembro, a história da Pequena Anette vestidos com os trajes da Era Medieval!

O teatro contou a história de Anette, uma camponesa órfã, que morava com sua madrasta e duas irmãs. Ela era muito magra, pois não lhe davam muita comida. Mas um dia isto iria mudar, pois ela recebeu a visita de uma Santa, que lhe concedeu uma varinha mágica, que ao tocar em uma ovelha produzia um belo banquete.

A menina foi se alimentando melhor, o que foi notado por sua madrasta, que mandou imediatamente matar a ovelha, lhe oferecendo o fígado.

Anette resolveu enterrar este fígado, mas, para a surpresa de todos, neste lugar nasceu uma árvore com muitos frutos, ninguém conseguia alcançar estas frutas, somente Anette.

Um príncipe guloso resolveu casar com a moça que era a única a colher frutos daquela árvore. Assim, Anette casou com o príncipe e teve um final feliz.

Embora estivéssemos nervosos para apresentar a história, superamos nossos medos e entramos nos personagens. No final, o espetáculo foi garantido! Gostamos muito de participar deste teatro!

Autores: Escritores do 5º Ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *