Nerd Camisa 10

Rede Social

Sem dúvida você já viu alguma revista em quadrinhos em uma banca, livraria ou em algum lugar comum na vida, mas você já se perguntou o porquê tantas pessoas possuem o habito de ler esses gibis?
Mas não é de hoje que os quadrinhos estão aí, desde 1890 e poucos já se tinha indícios de artes em tirinhas. Nos E.U.A. então, a coisa bombou muito perto da segunda guerra, resumindo a história: os americanos já tinham contato com o Superman e estava aparecendo o Capitão América, com isso, todas as historias eram focada nas vitorias dessas personagens contra os nazitas, principalmente o do Capitão América, onde seus gibis eram lidos pelos próprios soldados que estavam lutando na guerra. Imagina a injeção de motivação que esses caras recebiam, a vontade de vencer após ler um quadrinho do Capitão devia ser demais.
Mas a guerra se foi, e outras situações assolaram os Estados Unidos, e as indústrias de quadrinhos sempre se aproveitando desses problemas norte Americanos, com isso, novos personagens foram introduzidos a cada período da historia, consequentemente, o quadrinho foi se expandindo pelo mundo, mostrando para todos os medos e sonhos Americanos.
Aqui no Rio Grande do Sul, o quadrinho tem um grande publico espalhando pelo Estado, temos um grande evento aqui da cultura pop, COMICON RS, onde a página possui mais de 20mil curtidas no facebook.
Mas e aqui em nossa cidade, como está a cultura do quadrinho? Bom, é impossível saber a quantidade de pessoas em Alegrete que se interessa por quadrinhos, afinal, existe uma extensa variedade de gibis no mercado, faroeste, heróis, mitológicos, japoneses (mangás – por favor, não podemos confundir) cotidiano, infantil, importado, nacional e por ai vái… porém, como podemos medir ou calcular o público leitor de quadrinhos em nossa cidade? Uma solução seria pelos eventos nerds que Alegrete comporta, porém hoje só temos o Pampa Comics com evento focado em debater e reunir leitores de todos os tipos de quadrinhos, mangás e animes. Em 2 anos de eventos, praticamente passaram entorno de 300 pessoas diferentes, isso é muito pouco… Talvez precisamos de mais eventos na cidade que trate o publico nerd como ele merece, afinal, quem participa desses encontros, sabe que as conversas são extremamente com teor cientifico e progressivo de aprendizagem. O publico é sempre um publico fiel ao assunto e isso é bom, porém seria melhor se a cidade abraçasse ainda mais eventos assim.
Mas por qual motivo ler quadrinho faz bem?
Ler quadrinhos estimula a leitura, a imaginação e a memoria construtiva. Abre a cabeça para assuntos mais elevados relacionados a sociedade, pregando respeito e cumplicidade e interação. Além disso tudo, é um ótimo passatempo cultural, e uma excelente terapia mental.
Mas, e onde eu posso achar esse material Felipe?
Bom, temos alguns pontos de venda na cidade, as bancas na praça, e as lojas especializadas, na Andradas e na General Neto.
Bom, outra hora converso mais sobre alguns quadrinhos e como começar a lê-los, o modo de cuidado para preservar e armazenamento.
A leitura é sempre mágica, nos faz imaginar cenas improváveis, e também bem pessoal, porém o quadrinho nos da a primeira imagem, e ai a cada balão, nós vamos imaginando o resto da cena, imaginamos a voz de cada personagens, o jeito de andar e até mesmo de respirar. O quadrinho nos permite viajar e eu sou um excelente viajante, tentando explorar esse mundo o quanto eu puder… E ai? Que tal passar em uma banca e comprar algum quadrinho para uma leitura calma e tranquila? Depois me avisa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *