Especial 186 anos: Associação Rural de Alegrete

Rede Social

Em 07 de maio de 1919, um grupo  de pecuaristas alegretenses, reunidos na biblioteca do Clube Cassino local, decidiram pela criação de “uma entidade que representasse a grande coletividade de interessados nos negócios rurais, assim como fosse a coordenadora de todos os esforços para o adiantamento de sua pecuária e a defensora dos interesses da classe”.

O incentivo a esse grupo, que tinha a liderança de FRANCISCO CARLOS DE SÁ DORNELLES, partiu de JOAQUIM FRANCISCO DE ASSIS BRASIL, um semeador de idéias, que consegiu ainda ser um líder político, um diplomata, um pensador, um escritor e um produtor rural do melhor quilate, perseguidor incansável de técnicas capazes de aumentar a produtividade. Nota de Marília Cechella:O Dr. Assis Brasil era proprietário da fazenda Ibirapuitã, no município de Alegrete-RS, às margens do rio do mesmo nome, que banha a cidade.

Esta fazenda foi herdada do Barão de Cambaí, marido de sua tia Anna de Sousa Brasil. Como o Barão e a Baronesa não tinham herdeiros vivos (seu único filho morreu aos 5 anos de idade), suas fazendas foram distribuídas entre os sobrinhos de Anna (filhos de seus irmãos José, João e Francisco de Assis) e também entre alguns afilhados do Barão (MC).  ASSIS BRASIL já havia liderado, ainda no final do século, a fundação da Pastoril de Pelotas, a Associação agropecuária mais antiga do R.G. do Sul. Depois vieram as de São Gabriel, Bagé e finalmente a de Alegrete, que recebeu o nome de Associação Rural de Alegrete.

Assinaram a ata de fundação, e por isso são considerados fundadores da entidade, os ruralistas: Francisco Carlos de Sá DornelIes (eleito Presidente), Milton M. Quintana, Juvenal Saldanha, Januário Fonseca, Gastão Medeiros, Quirino Ferreira da Costa, Gaspar Saldanha, Eurico TelIes Pereira da Cunha, Eurípides Brasil Milano, Ernesto Saldanha, Waldemar Ramos Lages, Oswaldo Lautert, Basilio Bica, Alpheu de Sá Dornelles, Eucharis Brasil Milano, Acelino P. da Fonseca, Floriano Anhaya, João Niederauer, Julio Ruas, Euclides Araújo, Simplício Jacques Dornelles, Luiz Ignácio Jaques, Hildebrando José Ferreira e Basileu de Sá Medeiros. Como Presidente de Honra foi eleito o Dr. ASSIS BRASIL.

 

 

Pioneirismo Em Exposição Agropecuária Oficial No RS

A I Exposição Agropecuária oficializada pelos governos constituídos do país teve lugar em Alegrete-RS, de 13 a 16 maio de 1920, numa promoção da Associação Rural de Alegrete, então sob a presidência do Dr. Juvenal Saldanha.
Esse grandioso certame concedeu prêmios especiais para reprodutores de diversas raças nascidos no RS, constando de valores em dinheiro, medalhas de ouro, prata, bronze e outros troféus. Mais de dois mil exemplares, vindos de todos os recantos do estado e países vizinhos, integraram o certame. O local dessa feira gadeira, das de maior sucesso no país, foi na bela Granja Maria del Carmen, atual “Granja Masgrau, dos operosos Irmãos Masgrau.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *