Associação dos Arrozeiros realiza reunião com produtores

Rede Social

Na segunda-feira, dia 22 de janeiro, no Piquete Os Rodoviários (DAER), a Associação dos Arrozeiros de Alegrete, conduziu uma reunião com aproximadamente 100 produtores com a seguinte pauta:

– Apresentação da 28º Abertura da Colheita e Mercado de Arroz com o presidente da FEDERARROZ, Henrique Dornelles.
– Adesão dos produtores de Alegrete ao Movimento TE MEXE ARROZEIRO, sob a coordenação da Presidente da Associação, Fátima Marchezan.

Estiveram presentes manifestando seu apoio ao setor:
– Prefeita Municipal, Cleni Paz da Silva (que nos acompanhará no dia 31)
– secretários: Agricultura, Daniel Gindri; de Desenvolvimento Econômico, Jesse Trindade; de Meio Ambiente, Gabriela Segabinazzi.
– presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Belmonte e os vereadores Miriam Suhre, Cléo Trindade e Celeni Viana.
– presidente do Sindicato Rural Edi Mendonça, vice-presidente Pedro Sabóia.
– presidente da Associação das Agroindústrias, Thais Lopa.
–  representante do Núcleo das Mulheres Empresárias do Agro, Ilda Maria Monteiro.
– CEO da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Fernando Lopa.
-representantes da Super Tratores.

– representante do Sindag e proprietário da Itagro, Marco Antônio Camargo.
– diretor técnico e comercial da CESA, Lúcio do Prado.
– coordenador do 9º Nate IRGA, Alex Vercilino.
– coordenador Regional do IRGA, Ivo Mello.

Os presentes definiram, por maioria, o seguinte alinhamento de pauta a ser encaminhada no dia 31 em Restinga Seca, por sua representante, a produtora Fátima Marchezan:

-Endividamento do setor e uma possível securitização;
– Renda: definir pontos exequíveis junto ao governo e demais membros da cadeia produtiva, para que o produtor consiga ter renda. Isso passa por mecanismos que consigam assegurar um preço justo e que cubra os custos de produção.
– Mecanismos de exportação.

Uma comissão local já está trabalhando no transporte, para os produtores, empresas, entidades e demais apoiadores e mídia local de Alegrete e Quaraí, possam se deslocar até o evento do dia 31, em Restinga Seca.

Estamos em contato com o Sindag que está verificando a possibilidade legal de sobrevoos no local do evento, de forma a dar mais visibilidade a esse importante movimento, que já conta com o apoio de diferentes setores.

Agradecemos imensamente! Parceiro mesmo é aquele que está junto nas horas boas e também nas horas de dificuldade, pois entendem que, se o setor primário (ou essencial?) vai mal, o impacto social e econômico negativo, não afetam apenas quem está trabalhando no campo, mas também quem depende dele, ou seja, o comércio local e os cofres do município.

Estamos com ônibus à disposição dos produtores e apoiadores do movimento. Interessados entre em contato com a Associação dos Arrozeiros pelo telefone 3421-4303.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *