Desligamento do sinal analógico em Alegrete só em 2023

Rede Social

O sinal analógico que começa a ser desligado neste dia 31 de janeiro, não inclui a cidade de Alegrete.

A cidade está com programação para desligamento até 31 de janeiro de 2023. Nesta primeira fase, estão incluídos 89 municípios no Rio Grande do Sul.

A Capital, região metropolitana, parte do litoral norte (RBS TV Porto Alegre), Vale do Taquari (RBS TV Santa Cruz) e Serra (RBS TV Caxias do Sul) serão as primeiras a terem o sinal analógico desligado.

O desligamento do sinal analógico integra a implantação do sistema de TV Digital no Brasil. Outro motivo foi a negociação do governo federal de uma faixa de canais usada pelas TVs para empresas de telecomunicações, que servirá para a ampliação do 4G no país. O prazo foi estipulado pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em Alegrete, o sinal da RBS TV Uruguaiana já oferece a opção digital para os telespectadores. No canal 7.1, é possível receber o sinal digital instalando uma antena compatível. Com mais qualidade no sinal e no som, o canal digital vem para ficar e encerrar a era do sistema analógico.

Mesmo com o sinal analógico em vigor, os alegretenses que possuem TVs de tubo, devem alterar diretamente no televisor ou no controle remoto, selecionar a entrada do sinal AV até encontrar o conversor. A partir daí, com o controle do conversor, basta selecionar a opção “sintonizar os novos canais”.

É importante salientar que alguns tipos de conversores têm outros nomes para esta função: “busca por canais”, ou “encontrar canais”. Já nas TVS em tela plana fabricadas antes de 2012, sem conversor incluídos, o telespectador deve usar o controle da TV para selecionar a entrada HDMI pelo botão “IN”, até encontrar o sinal do conversor e, então, configurar os canais.

Se os canais não forem encontrados na primeira tentativa, é preciso reposicionar a antena do telhado para encontrar a melhor posição e, aí tentar sintonizar novamente. Para aqueles que tem conversor integrado à TV, basta usar o controle remoto do televisor e buscar automaticamente os canais.

Quem tem televisão de tubo ou de algum modelo anterior a 2012 precisará obrigatoriamente de um conversor digital e uma antena de UHF, pois esses aparelhos só recebem o sinal analógico.

Em Alegrete, a torre de transmissão do sinal da RBS TV Uruguaiana está situada no corredor dos Pinheiros, fora do perímetro urbano, o que obriga os moradores a usarem uma antena de recepção direcional para receber o sinal digital em perfeitas condições.

Para o supervisor técnico, Arcildo Elemar Reuter, responsável pela manutenção na região, a grande maioria não acessa o sinal, devido a incompatibilidade do modelo da antena.

Uma vez que é recomendado o uso apenas de antenas direcionais, já que o sinal é retransmitido, captado pelo número 7.1.

“A antena popularmente chamada de espinha de peixe é a ideal para o sinal digital. Existem diversos modelos e valores de antenas externas, mas é necessária a modelo direcional”, explica o profissional.

 

Fonte: Portal Alegretetudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *