Rodeio “marca nas paleta” final de semana no Durasnal

Rede Social

Fincado numa coxilha, no Coração do Durasnal, há 50 anos esta O CTG Oswaldo Aranha. Esta entidade tradicionalista realizou no final de semana seu 30º Rodeio Crioulo. Foram 3 dias de festa, começando com a emocionante abertura na sexta-feira, passando pelo animado fandango no sábado e culminando com a integração da família tradicionalista no domingo, que lotou as dependências da entidade no 3ºsubdistrito. A ocasião foi para tomar um chimarrão, prosear, competir, torcer e apoiar os laçadores e laçadoras que desfilaram suas habilidades campeiras pela pista de rodeio. Ao todo mais de 80 pessoas participaram da organização do evento, sob o comando do Patrão Ênio Aurélio.

Dinei Aurélio, responsável pelas provas Campeiras, avaliou positivamente esta edição do evento, destacando a grande presença de laçadores. Disputaram a prova de tiro de laço 86 quartetos, de diferentes partes do estado.

O Departamento Artístico e Cultural, sob o comando de Giciéli Barúa, organizou juntamente com os Peões e Prendas da entidade os concursos Artísticos e Culturais, que revelaram grandes talentos, expondo toda a potencialidade de nossa juventude tradicionalista.

A equipe formada por Lilia Benevides, Claudia Bonassa, Sônia Antunes, Nivia Neri e Eva Ivone organizou o concurso de Culinária e Artesanato que contou com uma variedade de produtos inscritos, destacando-se as tradicionais ambrosias e os belíssimos crochês.

Durante todo o final de semana, vários CTG’s, grupos tradicionalistas e piquetes montaram seus acampamentos no Durasnal, resgatando assim os antigos costumes dos gaúchos, na simplicidade de quem se aquerencia ao pé do fogo para sorver um amargo, contar como foi a lida e eternizar as tradições do Rio Grande.

De modo geral, “o nosso Rodeio foi um sucesso”, comemora o Patrão Ênio Aurélio. Agora a entidade se prepara para realizar através de seu museu, Marciano Rodrigues Jacques, a V Noite Cultural, no dia 20 de abril, que contará com a presença de Adilson Oliveira, museólogo e coordenador da 6ºRegião Museológica. Assim, o CTG Oswaldo Aranha está assinalando o ano de seu cinquentenário, com grandes promoções que culminarão em 15 de setembro, com o tradicional Jantar Baile de aniversário.

Curta a página do CTG Oswaldo Aranha no Facebook e acompanhe as novidades. Basta pesquisar por CTG Oswaldo Aranha.

Fotos: Roger Severo e Giciéli Barúa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *