Saúde Mental de Alegrete apresentará trabalho em Congresso Internacional no Rio de Janeiro

Rede Social

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Saúde e do Sistema de Saúde Mental, estará participando do 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Pública, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, de 12 a 15 de março.

A Diretora da Saúde Mental, Nádia Mileto, estará representando o município e estará apresentando o trabalho desenvolvido no Projeto Fluir em parceria com a rede pública, durante 20 minutos.

O seminário é promovido pelo Ministério da Saúde e organizado pela Coordenação Nacional das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CNPICS), com apoio das Frentes Parlamentares Mistas de Práticas Integrativas em Saúde e Educação, do Congresso Nacional.

O congresso tem o objetivo de construir fóruns de discussão para a integração e troca de experiências entre os profissionais e gestores das diversas práticas integrativas, tanto no Brasil, como de outros países. Também buscará ampliar o debate sobre a utilização e propagação dessas práticas nos sistemas nacionais de saúde, aprofundar os conhecimentos e pesquisas na área, e discutir os avanços das incorporações das práticas integrativas e complementares.

O município de Alegrete possui um forte trabalho de práticas integrativas promovido por movimentos sociais como a Associação de Usuários, Familiares e Militantes da Saúde Mental de Alegrete (Aufamisma), através do Projeto Fluir, que já promoveu desde abril de 2014, mais de 12 mil atendimentos voluntários em práticas como a yoga, reiki, meditação, dança circular, entre outras.

Da mesma forma, a ONG Brahma Kumaris tem desenvolvido diversas ações de voluntariado junto aos serviços públicos e comunidade levando práticas como a meditação e o Programa “Escolha a Calma” para a população do município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *