Mês do Livro e da Leitura

Rede Social

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Educação e Cultura e instituições ligadas à área da Cultura em Alegrete, promovem o Mês do Livro e da Leitura.

A programação marca a passagem do Dia Internacional do Livro Infantil (dia 02 de abril), o Dia Nacional da Biblioteca (09 de abril), o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril, nascimento de Monteiro Lobato) e do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23 de abril, falecimento de Cervantes e de Shakespeare).

O objetivo desta comemoração é promover atividades que coloquem em destaque o livro, a leitura e a literatura e também valorizar atividades que já sejam realizadas por escolas e outras instituições. As atividades da programação oficial estarão concentradas a partir do dia 18 de abril até o final do mês.

Em Alegrete, as instituições mobilizadoras da programação são a Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, Centro Cultural Adão Ortiz Houayek e Biblioteca Municipal Mário Quintana, Sesc, Coletivo Multicultural, Movimento Alegrete: cidade dos livros livres e a Frente Parlamentar em Defesa do Livro, da Leitura e da Biblioteca.

Escolas públicas e privadas, comércio local, empresas, universidades, organizações da sociedade civil, livrarias, autores, artistas e coletivos estão convidados para se unirem nessa celebração promovendo no decorrer de abril atividades na temática do livro e da leitura. A Unipampa Alegrete já aderiu à programação e irá realizar uma Feira de Troca de Livros, organizada pela Biblioteca do Campus.

Instituições que queiram incluir sua atividade na programação coletiva oficial, devem enviar as informações para bibliotecapublicaalegrete@gmail.com ou pelo inbox da página da Biblioteca Municipal Mário Quintana no facebook: facebook.com/bpmarioquintana.

Em âmbito estadual, a semana é comemorada desde 2005 pela Câmara Rio-Grandense do Livro e a partir de 2015, o evento passou a se chamar Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura, integrando o Calendário Oficial de Eventos do Estado do RS, por força da Lei 14.673, decorrente do Projeto de Lei 378-2013, de autoria do ex-deputado Miki Breier. A lei convoca todas as escolas e bibliotecas públicas estaduais a promoverem ações relacionadas com o livro, a leitura ou a literatura no período.

Confira a programação:

Programação:

– Dia 18 de abril
9h – Dom Quixote visita Prefeitura e Sesc (com Tatiane Quintana)
12h – Parada Literária com Dom Quixote – Local: ruas do centro da cidade
19h30min – Roda de Conversa “Ritmo e Poesia: Literatura e RAP” – Local: Biblioteca Municipal Mário Quintana (área adulta).

– Dia 19 de abril
9h às 10h – Espaço Regimental na Câmara Municipal de Vereadores
10h – Dom Quixote visita Câmara de Vereadores
19h30 – Literatura na Fachada – Local: cortejo poético nas ruas

– Dia 20 de abril
15h – Magia da Páscoa e Gincana Cultural (contação de história) – Local: Centro Cultural, Biblioteca Municipal Mário Quintana (área infantil)
19h – Maratona Literatura de Horror e Cinema – Local: Coletivo Multicultural

– Dia 21 de abril
10h – Bicicloteca do Bookcrossing libertando livros – Local: Calçadão Hélio Ricciardi
11h às 15h – Feira de Troca e Desapego de livros Biblioteca Municipal Mário Quintana – Local: Calçadão Hélio Ricciardi
17h às 19h – Clube de Leitura #LeiaMulheres – Local: Biblioteca Municipal Mário Quintana (área adulta)

– Dias de 23 a 27 de abril
14h às 17h – Feira de Troca de livros da Biblioteca da Unipampa – Local: Campus Unipampa (Instituição parceira)
18h às 22h – Arte da Palavra – Local: SESC

– Dias 28 e 29 de abril
Das 9h às 12h – 13h às 17h – Oficina de Cinema: Câmera Causa – Local: Sesc Alegrete

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *