Gui Mendes recebe o Mérito Legislativo em  sessão repleta de emoções e significados

Rede Social
 
A Câmara Municipal de Alegrete recebeu um grande público na noite de quarta-feira (30), na sessão especial de outorga do Mérito Legislativo ao músico, cantor e ativista cultural Guilherme Mendes, o Gui Mendes, pela sua brilhante trajetória profissional e de vida. A proposição foi do vereador Paulo Berquó (PT), acolhida por unanimidade na Casa.
 
Gui Mendes tem uma carreira consolidada e, apesar de ter perdido a visão em decorrência do diabetes, não esmoreceu. Pelo contrário, ampliou sua atuação e desenvolveu vários projetos artístico-culturais, envolvendo em Alegrete em torno de 12 mil jovens. É criação e coordenação de Gui Mendes, por exemplo, o Fone Music, festival de música estudantil, que reúne simultaneamente outras formas de expressão artística e contemporâneas, que vão desde a literatura até a tatuagem.
 
De outras cidades, vieram depoimentos de artistas como Serginho Moah, e de comunicadores como Luciano Potter, Neto Fagundes, Iko Thomas, entre outros.
 
Guilherme é filho de Nelson Mendes, também artista, e da professora Marlene, cujos depoimentos emocionaram a todos.
 
O vereador Paulo Berquó, por sua vez, disse que a cultura e a arte se solidificam e se espraiam quando encontram artistas e ativistas culturais como Gui Mendes, com capacidade criadora e realizadora. 
 
–  Então, quando aqui apresentamos, depoimentos comoventes e verdadeiros, que exaltam o Fone Music, que louvam o nosso Festival Alegretense da Canção, que aplaudem os mais de 12 mil estudantes já envolvidos nos projetos sócio-culturais do Guilherme, fica estampado o poder avassalador da arte e da cultura como agentes de inserção social fundamentais na formação da cidade que sonhamos.
 
Um emocionado Guilherme Mendes agradeceu a homenagem, dizendo que aquela noite ficará marcada na sua história. “O Mérito Legislativo é um reconhecimento da minha cidade, que quero dividir com cada um e cada uma que fizeram parte da minha vida”.
 
No encerramento, mais uma surpresa: o jovem cantor |Guilherme Porto, que recentemente participou do The Voice Kids da Rede Globo e que foi um dos talentos que surgiram no Fone Music, cantou uma das compsições do homenageado.
 
A sessão foi prestigiada pelos seguintes parlamentares: Luciano Belmonte, presidente da Casa, Anilton Oliveira, Maria do Horto Salbego, Glênio Bolsson, Miriam Suhre, Rudi Pinto, Cleo Trindade e Celeni Viana. Representou o Executivo o vive-prefeito, Marcio Amaral.
 
Marcaram presença o ex-prefeito Adão Faraco, a ex-vice-prefeita de Alegrete, Preta Mulazzanni, além de lideranças partidárias, e de diversos segmentos sociais.
 
Foi uma noite de confraternização e de festa para as famílias Mendes e Noetzold, cujos membros compareceram em peso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *