Abertura do EFIPAN/2019

Com a participação de doze equipes, representando três países, foi aberto, na tarde de sábado, dia 27 de julho, o 39º Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano (EFIPAN), no Estádio Municipal Farroupilha. O prefeito, ao declarar aberto o evento, disse em seu pronunciamento que o esporte não somente promove a carreira de jogador de futebol, mas promove, acima de tudo, a cidadania. E os clubes de futebol realizam papel fundamental nesse sentido. Citou como modelo o ex-atleta Fernandão, fazendo referência à presença da mãe do ex-jogador do Inter, Marli Ribeiro, que veio especialmente participar da abertura do EFIPAN e receber o carinho do torcedor alegretense.

Também se pronunciaram o presidente da Escolinha do Flamengo, anfitriã, Antônio Fagundes, dando as boas vindas às delegações, e a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Marcia Dornelles que prestou homenagem de reconhecimento aos secretários da administração municipal, chefes de equipes, servidores e demais colaboradores que se empenharam na preparação do palco do EFIPAN, o Estádio Municipal Farroupilha, assim como o inestimável apoio da Guarnição Federal.

Após os pronunciamentos, ocorreu a entrada das delegações, um dos pontos de destaque da abertura do EFIPAN. Pela ordem, a Escolinha do Flamengo, Clube Atlético Paranaense, Grêmio Porto Alegrense, Chapecoense, Paraná Clube, Azuriz-Paraná, Missiones- Uruguai, Palmeiras-SP, Coritiba, Internacional, Juventude e Independiente-AR. A Banda do 10º. Batalhão Logístico executou o Hino Nacional Brasileiro e logo após ocorreu a condução do fogo simbólico do EFIPAN a cargo de crianças da APAE, sendo entregue ao prefeito que acendeu a chama na pira colocada frente ao pavilhão. Coube ao atleta Pedro Cavalli, do Flamenguinho, ao juramento do atleta

. Ao final, foi obedecido um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao grupo de 10 atletas da base do Flamengo do Rio, vítimas da tragédia ocorrida no Centro de Treinamentos do clube, em fevereiro deste ano em que um dos atletas, Vitor Izaias, jogou no Flamenguinho e no Internacional.

O pontapé inicial do EFIPAN foi dado pelo presidente do Grêmio Porto Alegrense, Romildo Bolzan Júnior. Logo a seguir, ocorreu o primeiro jogo da rodada de abertura, entre Grêmio e Paraná Clube.

Pela primeira vez, o EFIPAN teve o protocolo de abertura com tradução em espanhol, através da participação da professora de Espanhol da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Jusséli Zacarias, permitindo maior compreensão e integração com as delegações do Uruguai e Argentina. A apresentação em Português a cargo do jornalista Alair Almeida.

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Fotos: PMA

Compartilhamento: