Deputadas do PSOL denunciam violações em reunião com Comissão Interamericana de Direitos Humanos*

As deputadas federais do PSOL Fernanda Melchionna (RS), Sâmia Bomfim (SP) e Talí­ria Petrone (RJ) participaram de uma reunião com o Secretário Executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Paulo Abrão, na tarde desta sexta-feira (25) em Washington, nos Estados Unidos. Na ocasião, as parlamentares abordaram as ameaças que políticos como Jean Wyllys e Marcelo Freixo estão sofrendo, cobraram justiça para o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes e expuseram as violações de Direitos Humanos que populações vulnerabilizadas socialmente estão sofrendo no Brasil.

“Apresentamos a nossa preocupação com o aumento da violência como um todo no Brasil, em especial às comunidades indígenas, mulheres e LGBTs. Defendemos que o desmonte de políticas públicas em Direitos Humanos que acontece atualmente é maléfico para toda a sociedade”, afirma Fernanda.

As parlamentares também denunciaram que estão¡ em curso um ataque frontal aos direitos conquistados nos últimos anos. O grupo parabenizou a cobrança que a Comissão fez ao Estado brasileiro para que a viúva de Marielle, Monica Benício, e o deputado federal Jean Wyllys fossem protegidos, mas lamentou que o Estado Brasileiro falhou em ambas recomendações. Até© hoje, as pessoas que ameaçaram Jean não foram identificadas, nem e os assassinos de Marielle e Anderson.

De acordo com as deputadas, Abrão foi bastante receptivo às demandas apresentadas e informou que já existe uma reunião de trabalho agendada para o mês de fevereiro em Sucre, na Bolí­via, para solicitar informações sobre a investigação da morte de Marielle e a execução das medidas protetivas à Monica. A Comissão também se mostrou atenta em relação à  proteção dos direitos humanos, ambientais, a liberdade de expressão e dos movimentos sociais no Brasil.

Informações para imprensa:

Gabriel Galli

 

Compartilhamento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *