Alegrete de Ontem – MAURÍCIO GOLDEMBERG. Colonia libanesa em Aegrete .

A emigração dos europeus à Alegrete, foi um dos grandes marcos civilizatorios e também de progresso ao município. Vieram com a coragem, em busca de novos horizontes e dias melhores em suas vidas.
No tocante aos libanezes, pouco se escreveu ou pouco li de sua vinda ao Alegrete. Mas, sabe-se que iniciaram suas atividades mascateando na cidade e campanha.
Conheci e fui criado, junto às antigas famílias que aqui surgiram após o ano 1900, tendo sido colega no ensino de muitos de seus familiares.
Meus pais que aqui chegaram em 1912 (pai) e1925 (mãe ), sempre mantiveram estreita ligação, principalmente com os libanezes.
Em verdade os estrangeiros se auxiliavam, tinham os mesmos objetivos, constituir uma família, criar e educar os filhos, bem como compartilhar com progresso do território brasileiro.
Naquela época, todo estrangeiro europeu, aqui chegado seja de que nação tivesse vindo : LÍBANO, TURQUIA, ITÁLIA, ALEMANHA, RÚSSIA, RUMANIA, SÍRIA, era considerado ” TURCO “.
Até nas Escolas de Ensino, criou – se na época, a famosa marchinha, dedicada à todos estudantes estrangeiros : ” TURCO DA TURQUIA, ” LADRÃO DA FREQUESIA “.
Mas, a grande verdade, é que, nenhum estrangeiro, mesmo passando todas dificuldades de adaptação aos nossos costumes e ao idioma, descuidou do ensino aos descendentes.
Não encontra-se família estrangeira que não tenha no mínimo um filho titulado ” DOUTOR “. A maior fortuna ao estrangeiro sempre foi o estudo aos familiares, profissionais titulados.
Isso dito, para registrar que em 10 de Setembro de 1929, ano em que nasci, como publicou nossa ” Gazeta de Alegrete “, em nossa cidade foi constituído o clube sociedade Beneficente Libaneza, que teve sua diretoria eleita e empossada, para o exercício de 1929/ 1930, integrada de membros de famílias do estreito relacionamento dos Goldemberg:
Presidente : HENRIQUE GARCIA
VICE ” :LUIZ BARQUETE

1 ° SECRETARIO: PAULO HOUAYEK
2 ° ” :JOSÉ MANZUR

1 ° TESOUREIRO:ÂNGELO HOUAYEK

2 ° ” :MARTIN MENDES

ORADOR: SIMÃO HOUAYS

CONSELHO FISCAL – MIGUEL JURY, SIMÃO HOUAYS
JOÃO SALOMAO
JOSÉ MARUM
Miguel RESTON
SAID FAJARALDIN.

E, com o tempo, incorporadas as famílias JAPUR, CHAIBEN, BOABAID, RISK, ZARIF, BECHARA, CHEUICHE e tantas outras, que com trabalho e dedicação, ajudaram e ajudam a construir o ALEGRETE que alcançamos e sonhamos.

Foto : ADÃO ORTIZ HOUAYEK, figura destacada na comunidade. Ilustre descendência de libanez. Foi prefeito do município de Alegrete de 1964 a1968 e reeleito à novo mandato de 1973 a1976. Presidiu a Associação Comercial de Alegrete e conselho de Desenvolvimento de Alegrete, dentre as principais atividades, além de integrante do comércio local.

Figura popular”:ADÃO PIOLA “

Compartilhamento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *