Paulo Berquó cumpre extensa agenda política em Porto Alegre

Na pauta, mobilidade urbana, ações de incentivo ao livro e à leitura, encontro para discussão da água pública e emendas parlamentares

O vereador Paulo Berquó (PT) cumpriu extensa e produtiva agenda em Porto Alegre, quando manteve encontros nos Gabinetes do deputado Jeferson Fernandes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Água Pública; do vereador Marcelo Sgarbossa, referência na questão do ciclismo como alternativa para avanços na mobilidade urbana das cidades; do vereador Adeli Sell, presidente da Frente Parlamentar de Incentivo à Cultura; e no escritório do deputado federal Henrique Fontana.

Defesa da água como bem público

No Gabinete do deputado estadual Jeferson Fernandes, Berquó foi recebido pelo seu assessor, Glauber Lima, ex-prefeito de S’Antana do Livramento, e tratou de diversas pautas. O deputado está articulando encontros na Fronteira Oeste, para debater a questão da água pública. Haverá ampla discussão em municípios como Alegrete, Uruguaiana, Livramento, São Borja e Itaqui. Também esteve na pauta a situação do Presídio de Alegrete, já que o deputado tem larga experiência na área, pois presidiu a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da AL.

A bicicleta na política

Com Marcelo Sgarbossa, vereador em Porto Alegre e vice-presidente presidente da Federação Gaúcha de Ciclismo, Berquó  relatou os desafios que estão se impondo em Alegrete e asssegurou que na Câmara de Alegrete há parlamentares a fim de enfrentá-los, como Glênio Bolsson (PP) e Nivia Souza (MDB). “Importante somar forças”, acredita.

– Converar com Sgarbossa é uma aula sobre o tema. E também uma injeção de ânimo para investir em políticas públicas que coloquem a mobilidade urbana sustentável como prioridade na luta por cidades mais humanas.

Paulo Berquó quer agora ampliar a discussão, através de Audiência Pública, onde o Sgarbossa se dispôs a trazer sua experiência e seu conhecimento a Alegrete. “A convite do Trilha Aventura, o vereador já esteve em nossa cidade e elogiou muito o grupo”, revela Berquó. Para ele, é hora do nosso Parlamento também levar adiante ideias e discutir soluções.

A agenda contou com a presença do Antônio Feijó, assessor do deputado Henrique Fontana, e aconteceu a manhã de quarta-feira (3).

Frentes Parlamentares em Defesa do Livro

Ainda na quarta-feira, no período da tarde, Paulo Berquó esteve com o

vereador Adeli Selll
Dudu Refatti, assessor parlamentar, Glauber Lima do gabinete do deputado JefersonFernades e Paulo Berquó

, coordenador da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, quando deram início à articulação de um evento a ser realizado em Alegrete, reunindo as duas Frentes, somando e convocando parceiros de Porto Alegre e de Alegrete. Berquó preside a Frente Paramentar em Defesa do Livro, da Leitura e das Bibliotecas.

– Relatei ao vereador Adeli as atividades e experiências exitosas que estão acontecendo em Alegrete já há alguns anos e ele mostrou-se interessado em ouvir os relatos, diz Berquó.

Adeli Sell, que também tem larga experiência como livreiro, quer conhecer de perto como expandiu-se o Movimento BookCrossing na cidade, a marca Cidade dos Livros Livres, as ações do Coletivo Multicultural, do grupo Leia Mulheres, das Terças Poéticas e da afirmação da nossa Feira do Livro, entre outras ações.

– Vamos convocar agentes culturais de Porto Alegre, através das duas Frentes Parlamentares – a da Câmara de Porto Alegre e a de Alegrete – e promover um amplo debate, com uma rica troca de experiências, disse Adeli Sell.

Emendas Parlamentares

Na quinta-feira, a agenda foi no escritório parlamentar do deputado federal Henrique Fontana, que está liberando mais uma emenda parlamentar para a área da cultura.  “Dessa vez, queremos contemplar o Museu Oswaldo Aranha, com equipamentos que vão desde a climatização da Casa até outros para manuseio e preservação do acervo”, explica Berquó, destacado o empenho da Direção do Museu, para o encaminhamento do recurso. “Há os trâmites burocráticos e corremos muitas vezes contra o relógio para o cumprimento dos prazos”, explica o vereador..

– Também, relatamos a situação das demais emendas encaminhadas pelo Fontana, como para a praça de skate, equipamentos para o Centro Cultural, assim como asseguramos os R$ 150 mil para o Festival Alegretense da Canção do próximo ano.

Em dois anos de mandato, o Gabinete do vereador Paulo Berquó  já assegurou recursos  na ordem de R$ 700 mil para investimento da área da cultura.

 

 

Compartilhamento: