5ª. Semana da Atividade Leiteira Tem Foco – Na Valorização e Estímulo da Produção

Intensa  e diversificada programação   marcará  a 5ª Semana  da Atividade Leiteira de Alegrete  que começa nesta terça-feira(23), com  a 10ª. Gira do Leite  e 22ª. Feira do Gado Leiteiro. Promovida  pela Secretaria de Agricultura e Pecuária, Acripileite, Fundação Maronna e EMATER,  e Acripileite,o evento  integra o programa Mais Leite Alegrete e tem como tema “Consolidando uma bacia leiteira no Pampa”

Alegrete está com sua bacia leiteira em plena expansão, embora as dificuldades  de ordem econômica e climáticas. Conforme dados  da EMATER,  somente no ano passado,  o crescimento da produção leiteira em Alegrete  foi na ordem de 10%. O município produz atualmente 40 mil litros/dia, sendo que 60 produtores entregam leite para a indústria. A cidade conta ainda com o produtor  que entrega o produto de  porta em porta e que se mantém  até por uma questão cultural na cidade.

A  10ª. Gira do Leite terá abertura  dia 23, às 9h, com a visita na propriedade familiar de José Olmiro de Oliveira e Leoni Dambrós de Oliveira, Tambo São Felipe  no Assentamento Novo Alegrete, com as seguintes atividades: manejo de jiggs (grama que agrega valor  à produção de leite) e sobressemeadura de azevém; silagem de mandioca e fornecimento de cana-de-açúcar para as vacas leiteiras; conforto animal na produção de leite; proteção de nascentes e qualidade  da água para a propriedade.

Às 12h50min, almoço e visita na propriedade de Claudoci Cogo e Beatriz Cogo, Fazenda Santa Aurora, na Palma, onde haverá depoimento do produtor e dados da propriedade; qualidade do leite para agregar valor  e fornecer um alimento saudável; silagem de milho e dieta total.

No dia 24, na Escola João André Figueira, no Durasnal, às 8h, oficina de derivados de leite a cargo da Queijaria Conquista; às 10h, lançamento do livro “O dia a dia da Vaquinha Mimosa”, de Fernanda Munhoz Guterres, com o apoio da Associaão dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete e  Acripileite.

Dia 25, 21ª. Feira  de Gado Leiteiro, no CTG Oswaldo Aranha, Durasnal. Às 9h, abertura. Às 9h30min, palestra ‘Como sobreviver às crises do Leite’, a cargo da veterinária Angela Balen. À tarde, realização dos concursos  de Desenho, Fotografia, Derivados Lácteos, Redação, Maquetes, 6º. Concurso de Terneiras, 6º. Concurso de Puxadores Mirins e 4º. Concurso de  Engenhocas e Gambiarras Agrícolas(Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete e Curso de Engenharia Agrícola,  UNIPAMPA/IFFar.

No dia 27, Jantar Baile no CTG Oswaldo Aranha, a partir das 19h30min, com a entrega das premiações e homenagens, lançamento do projeto  Mais Leite – Valor S (Acripileite, Sicredi e parceiros). Animação do baile João Maurício  e Os Fandangueiros  do Alegrete.

 

Compartilhamento: