Irga entrega Selo Ambiental na 12ª Semana Arrozeira de Alegrete

Quatro propriedades de Alegrete e duas de Quaraí recebem o prêmio – Foto: Raquel Flores/Irga

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) é um dos parceiros da 12ª Semana Arrozeira de Alegrete, promovida pela Associação dos Arrozeiros do município. O evento ocorre nos dias 26 de maio a 1º de junho no CTG Farroupilha (Av. Euripedes Brasil Milano, 509) e é destinado para toda a comunidade. A entrada é gratuita.

Com a participação consolidada nas edições anteriores, o Irga no domingo (26) a partir das 19 horas inicia as atividades da programação, na abertura do evento. O responsável pelo 12º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) de Uruguaiana, engenheiro agrônomo Cleiton José Ramão, apresenta a palestra “Tecnologias integradas para a rentabilidade da lavoura”.

Ramão falará sobre as novas tecnologias disponíveis para uso dos produtores, ferramentas validadas pelo Irga. O objetivo é mostrar aos orizicultores novidades tecnológicas integradas que visam melhorar a produção e rentabilidade da lavoura.

Na sequência, o coordenador regional na Fronteira Oeste do Irga, engenheiro agrônomo Ivo Mello, conduz a entrega do Selo Ambiental da Lavoura de Arroz Irrigado do Rio Grande do Sul, safra 2018/2019, para quatro propriedades de Alegrete e para duas de Quaraí.

O Selo Ambiental criado pelo instituto na safra agrícola de 2008/2009 premia as propriedades rurais que estão de acordo com a legislação ambiental e que fazem uso de tecnologias mais limpas. O Selo é uma iniciativa do governo do Estado, através do Irga, em concordância com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

E objetiva viabilizar o desenvolvimento sustentável no sistema de produção de arroz irrigado; assegurar o reconhecimento do uso de práticas ambientais e sociais corretas na lavoura de arroz irrigado; reduzir custos agregados ao processo produtivo, melhorando a gestão rural e contribuindo para a valorização do cereal; estimular o modo de certificação e rastreabilidade; e impulsionar a produtividade do arroz conforme os princípios de segurança do alimento.

Mello destaca a importância do evento que oportuniza apresentar novidades para o setor arrozeiro, além de mostrar resultados dos trabalhos realizados na lavoura.

“O estande do Irga ficará disponível no local todas as noites. Convidamos os produtores e a comunidade da região arrozeira a prestigiarem o nosso estande no evento. Teremos distribuição de materiais informativos da autarquia, nossa equipe de servidores dos Nates de Alegrete, Quaraí e Uruguaiana estarão disponíveis para instruir e sanar dúvidas do público”, sinaliza Mello.

 

 

Compartilhamento: